Outros Exames
Técnicos altamente capacitados
A Clínica do Sono possui uma estrutura ampla e completa para proporcionar conforto, segurança e eficiência na realização de exames para diagnosticar distúrbios do sono.
Teste de Latência Múltipla do Sono
É um exame realizado para avaliar objetivamente a sonolência e considerado essencial para o diagnóstico do distúrbio do sono chamado Narcolepsia e na investigação de sonolência excessiva diurna por outras causas.
O Teste das Latências Múltiplas do Sono é um exame realizado durante o dia, que consiste em cinco registros polissonográficos, com o paciente deitado em sala escura e silenciosa.
Cada registro tem duração de 20 minutos, em que o paciente terá oportunidade de dormir, e intervalos de 2 horas, nos quais não poderá dormir.
Titulação de CPAP
A Titulação de CPAP é um exame voltado para pessoas com diagnóstico de apneia obstrutiva do sono, que tem por objetivo detectar a pressão ideal de tratamento com o aparelho de pressão positiva (CPAP).
O exame funciona da seguinte forma: após uma consulta com o fisioterapeuta no Instituto do Sono, o paciente volta para casa com o equipamento, com o qual dorme durante quatro noites. Entre uma noite e outra, os dados captados pelo aparelho são avaliados pelo profissional, que realiza o acompanhamento à distância. As variáveis de pressão, vazamento, apneia e nível de oxigênio permitem a identificação da pressão ideal terapêutica.
Exame de Polissonografia do tipo Split-Night
Polissonografia tipo Split Night divide o exame em duas partes, a serem realizadas em uma mesma noite, uma parte diagnóstica e outra parte para titulação da pressão de tratamento.
Neste exame a primeira metade da noite será feita como uma Polissonografia basal, a fim de avaliar a qualidade e quantidade do sono de forma detalhada (diagnóstica) e a segunda metade da noite, havendo a necessidade de tratamento, é realizada a titulação de PAP a fim de avaliar a pressão de tratamento para eliminar os eventos respiratórios, como na Polissonografia com CPAP.
Este exame, além de utilizar equipamento de pressão positiva e máscara compatível, também necessita de acompanhamento do técnico em polissonografia durante todo o tempo.
Titulação da Saturação da Oxi-Hemoglobina
É um exame onde é realizado o monitoramento contínuo da saturação periférica de oxigênio e administrado oxigênio ate que a saturação média da oxi-hemoglobina alcance valores acima de 90%.
Conseguimos com este exame saber a quantidade correta de oxigênio que deve ser usada posteriormente pelo cliente em domicilio.
É indicada quando o médico assistente quer quantificar o quanto será usado de oxigênio como terapia.